tipos de pepino

Originário da Índia, o pepino é o fruto do pepineiro (espécie Cucumis sativus, família Cucurbitáceas). O mesmo foi difundido por várias partes do mundo, encontrando grande facilidade de adaptação em regiões tropicais e temperadas. Existem cinco tipos de pepino: japonês, holandês, caipira, aodai (comum) e industrializado (conserva). A maioria dessas espécies é proveniente da África.

O pepino é um fruto longo, apresenta uma casca de tom esverdeado e uma polpa de cor clara e sabor bastante suave. Seu formato e tamanho variam muito conforme os cultivares do fruto. O mesmo apresenta algumas sementes em seu interior, da mesma forma que o melão.

pepino tipos

O fruto possui poucas quantidades de vitaminas A, C, B1, B2 e sais minerais. No entanto, devido ao seu alto teor de sílica e flúor, tem a capacidade de tonificar o fígado, rins e vesícula. Além disso, o pepino possui uma grande quantidade de fibras e pouquíssimas calorias, sendo um alimento ideal para quem procura perder peso. O pepino também é capaz de eliminar gorduras da pele.

Os frutos são consumidos crus em saladas, principalmente. Também podem ser cozidos em sopas, recheados, refogados, etc. É recomendável consumi-lo com casca, já que nela são encontradas substâncias que facilitam a digestão. O suco do pepino é usado pela indústria de cosméticos no preparo de cremes faciais, loções, xampus, entre outros produtos. É aconselhável escolher frutos de tamanho médio, firmes e com casca brilhante. No Brasil, o maior produtor de pepino é o Estado de Santa Catarina.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “tipos de pepino”

Leave a Reply

Gravatar